Dalmo Ribeiro (PSDB) toma posse como Vice-presidente da ALMG
Durante Reunião Especial realizada na quarta-feira (1º/02/17), no Plenário Juscelino Kubitscheck, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Estadual Dalmo Ribeiro foi empossado como 2º Vice-presidente da Casa. “Com muita honra, serei membro da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É uma satisfação pessoal muito grande ter sido o parlamentar indicado pelo Bloco Verdade e Coerência para representar a oposição”, comemora Dalmo.
A Reunião Especial para dar posse à nova Mesa Diretora da ALMG, eleita para o biênio 2017-2019, instalou a 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura. Cada sessão legislativa corresponde a um ano e a legislatura é o período de quatro anos para o qual os deputados são eleitos.
Entre autoridades presentes, compuseram a mesa os presidentes do Tribunal de Justiça do Estado, Herbert Carneiro, e do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Sebastião Helvécio; e ainda o Procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Sérgio Tonet; a Defensora pública geral do Estado, Christiane Procópio Malard; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, e o presidente da Câmara Municipal da Capital, vereador Henrique Braga.
Perfil
Com 20 anos de atuação parlamentar, Dalmo Ribeiro (PSDB), é natural de Ouro Fino e único representante da região do Sul de Minas na Mesa Diretora. Iniciou suas atividades como funcionário público municipal, formou-se como técnico em Contabilidade e depois graduou-se em Direito. Além disso, também é formado em Pedagogia.
Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é a responsável pela análise dos aspectos jurídico, constitucional e legal dos projetos de lei em tramitação na Assembleia, além de autorizar processos contra deputados ou secretários de Estado. Comandou os trabalhos da CCJ entre os anos de 2005 a 2010, sendo o parlamentar que permaneceu por mais tempo na direção desta comissão.
Presidiu também a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, foi membro efetivo da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia; de Assuntos Municipais e Regionalização; de Administração Pública; de Transporte, Comunicação e Obras Públicas; do Consumidor e do Contribuinte e de Segurança Pública.
Foi o autor do requerimento que criou a Comissão Especial da Violência Contra a Mulher. Além disso, o deputado Dalmo foi o primeiro presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Atuou também como vice-presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo.
Autor de mais de 500 projetos de lei, aprovou iniciativas importantes como a lei dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), a que reconhece Apaes e as sociedades São Vicente de Paulo como de utilizada pública e de relevante interesse social, além da emenda à Constituição que criou a Advocacia-Geral do Estado.
Demais membros da Mesa Diretora
Os demais membros da Mesa são o deputado Adalclever Lopes, reeleito presidente; Lafayette de Andrada, 1°vice-presidente; Inácio Franco, 3°vice-presidente. Também foram eleitos para a Mesa o deputado Rogério Correia no cargo de 1°secretário, Alencar da Silveira Jr; reeleito 2°secretário, e o deputado Arlen Santiago, como 3°secretário. Já o deputado Hely Tarqüínio será designado como novo Ouvidor-geral da Assembleia de Minas.